Um certo doutor da lei questiona a Jesus sobre os dois principais mandamentos bíblicos que são amar a DEUS acima de todas as coisas e depois amar ao PRÓXIMO.
Jesus nos mostra 3 personagens: um sacerdote, um levita e um homem samaritano. Observando a lógica na parábola tanto o SACERDOTE como o LEVITA deveriam ser os homens de grande piedade e amor, o que não ocorre na parábola.
Segue um homem ferido, talvez pela escolha do caminho errado. Interessante é que nesse mesmo CAMINHO (errado ou não) tanto o sacerdote como o levita passam por ele, bem como o samaritano.
O homem ferido e quase morto não pôde sentir e misericórdia dos dois religiosos (SACERDOTE E LEVITA), religiosos que deveriam acolhe-lo, ajudá-lo e dar amor.
Surpreendentemente o samaritano (a escória da sociedade religiosa) passando pelo caminho teve compaixão, teve misericórdia. O samaritano demostrou amor ao seu próximo.
O bom samaritano não perguntou ao homem o motivo dele estar ferido, o bom samaritano não questionou o fato dele estar andando por aquele caminho, o bom samaritano não fez mil perguntas para depois ajudar aquele pobre ferido, o bom samaritano não quis saber o quanto de dinheiro o rapaz ferido carregava.
O bom samaritano, sem conhecer e sem mesmo impor quaisquer questionamentos ao homem ferido colocou óleo e vinho nas feridas daquele homem e depois o levou para um LUGAR SEGURO. Além de colocar o ferido em uma estalagem segura pagou todos os gastos até que aquele homem se recuperasse.

Imagem extraída do link: http://marcelolieuthier.blogspot.com.br/2014/09/hoje-28-de-setembro-de-2014-no-culto.html
LIÇÕES DA PARÁBOLA:
- todos nós estamos sujeitos no mesmo caminho a ser espancado e ferido.
- observo que os religiosos não nos ajudam. RELIGIOSOS APONTAM E OBSERVAM, MAS NÃO ESTENDEM AS MÃOS. Jesus está em busca de pessoas que AMAM e não de religiosos.
- O ato de misericórdia não escolhe pessoas, mas simplesmente ajuda.
- RELIGIOSOS escolhem a quem ajudar que na maioria das vezes são pessoas que irão lhes favorecer.
- é mais fácil pessoas que não nos conhecem nos ajudar que pessoas do nosso meio "religioso".
QUEM VOCÊ TEM SIDO?
VOCÊ É APENAS UM RELIGIOSO OU PRATICA A MISERICÓRDIA?
SEJAMOS O EXEMPLO DO BOM SAMARITANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário