segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VERDADES MENTIROSAS

“Muitos vivem verdades que na realidade são mentiras”. R.F.

Imagem tirada do link: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2010/02/22/arte-de-criar-e-transmitir-boatos/


Não sei se você já se deparou ou foi vítima de um boato. Os boatos são na realidade fatos que existiram e tomaram um rumo diferente do que realmente aconteceu. Nos boatos se sabem os fatos que nunca foram apurados para saberem se são verdadeiros. Uma balela pode ou não tomar proporções sérias dependendo do que se estão dizendo.

Vejamos um simples exemplo de fofoca:
Certo homem por muito tempo não tem contato com uma prima. Após 10 anos sem se verem eles se encontram em uma rede social na internet. Desde então eles decidem marcar um encontro num shopping para o reencontro. Lembrando que o jovem é solteiro. Chega o dia do encontro. Eles se cumprimentam com um beijo no rosto e um forte abraço. No exato momento que eles se abraçam um dos amigos do jovem que estava passando no momento vê a cena. Eles então seguem em direção à praça de alimentação do shopping. Conversam, riem, trocam idéias, falam da família, etc. Os dois estão a sós numa mesa bem descontraídos quando então pouco distante sentam em uma mesa 4 outros amigos do jovem. Dentre os comentários da mesa vizinha começam então a afirmar que o jovem está de namorada nova. Acaba o encontro e eles trocam os números dos telefones de contato e vão embora. No outro dia no bairro onde o jovem mora começa o boato que ele está de namorada nova. Uns brincam dizendo que ela não era tão bonita e se espalha a notícia da nova namorada do jovem. Já o jovem que viu o abraço passou a dizer que ele estava no maior amasso com uma menina. Na realidade era sua prima.

Com o exemplo do jovem, os amigos tinham como verdade um namoro em suas mentes o que não era verdade, a garota era apenas uma prima.

Quantas vezes nós temos o costume de ter uma verdade sobre alguém que nunca investigamos ou até mesmo damos chance ao acusado para saber se de fato é verdadeira a notícia. Acontece muito, por confiarmos em determinadas pessoas por onde vem uma notícia darmos crédito sem investigar e passamos a ter a informação como verdade. Temos que confiar sim em determinadas pessoas e todos nós temos um de confiança, mas quando as informações são fortes e dignas de uma defesa ou apuração dos fatos devemos analisar para depois decretar o nosso sentimento ou manifesto ao caso.
Devemos lembrar que um dia podemos ser vítimas.

Eu já fui vítima de grandes boatos que até hoje, quase quatro anos depois do início da fofoca, ainda geram problemas para mim. Uns dos problemas foram com amizades que dos quais muitos tiveram os fatos como verdade que na realidade eram mentiras. Relacionamentos de alguns anos desmoronados pelas fofocas dos quais eu nunca fui consultado e eles nunca apuraram o caso até hoje. Uns na realidade mostraram para mim o que realmente era, já outros entraram no engano porque que eles também podem ser vítimas de fofoca e que não deveriam agir sem provas e sem defesas.
Além de mim conheço várias pessoas que passaram o mesmo.

Nunca esqueça que você deve ser justo e ser justo é analisar os dois lados. Se você gostaria de ser avaliado por um boato também dê chance a outros de se defenderem também. Você não gosta de ser injustiçado então faça justiça com os outros também.

A mentira é tão verdade hoje que muitos pregam que Jesus disse algo que nunca disse nas sagradas escrituras. Fico rindo às vezes imaginando que se de Jesus falam mentiras quanto ao mais de nós simples humanos.