sábado, 13 de março de 2010

A VOZ DA EXPERIÊNCIA X A VOZ DE DEUS

Todos nós ao longo dos anos vamos adquirindo certas experiências em áreas de nossa vida. Quando vamos solicitar o serviço de algum profissional perguntamos no exacto momento as seguintes frases: quantos anos de experiência você tem? ou aprendeu a fazer de que maneira?
O homem sempre deseja pedir certificado de cursos ou alguma prova dos anos de serviço dos outros.

Contrário de exigirmos das outras pessoas também nos orgulhamos em dizer os anos de experiência que temos em determinadas coisas (áreas profissionais ou vocacionais). Como exemplo as seguintes frases: Sou mecânico há 20 anos. Faço bolos há 15 anos.

Por vezes nós na casa de Deus queremos levar esses costumes para dentro da igreja, por exemplo: tenho 50 anos que sou crente; faz 22 anos que sou pastor, há 15 anos sou secretário, etc. Queremos colocar as coisas espirituais como as terrenas. Não falo pelos anos passados e sim por encher o "peito orgulhoso".
Deus quando chama um homem não procura saber suas experiências terrenas, ele apenas quer um coração voltado para aprender coisas do seu Reino. Nunca podemos tomar decisões na casa de Deus baseadas pela voz da nossa experiência e sim pela voz de Deus.
Certa ocasião Pedro tentou pescar por toda a noite e nada conseguiu. Estavam juntos a Pedro, João e Tiago. Após a noite toda sem pescar nada chega Jesus pela manhã e manda Pedro ir ao mar e lançar a rede de pesca novamente. Pela voz da experiência Pedro sabia que não haveria peixe no mar, mas Pedro decidiu ouvir a voz de Jesus e obedecer lançando a rede novamente ao mar. Diz a bíblia que Pedro pegou tanto peixe que teve que pedir ajuda a outros barcos por causa do peso. Lc 5.1-11.

Temos que somente ouvir a voz de Deus. A sabedoria do homem pode auxiliar para as coisas dos homens, porém quando se diz respeito às primícias do Reino de Deus só podemos alcançá-las se dermos ouvidos a Sua voz.
Moisés conhecia toda a ciência do Egito. Tinha experiências nos vários estudos, porém para conduzir o povo para a terra prometida (Canaã) passando pelo deserto Moisés não usou suas experiências e sim fazia o que a voz de Deus mandava. Quando o povo de Israel se deparou frente ao mar a voz da experiência soava dizendo: vamos morrer afogados ou morreremos à espada por faraó. Contudo Moisés ouviu a voz de Deus e todo o povo de Israel passou para o outro lado do mar a pé enxuto e os inimigos foram vencidos.


O Senhor não quer saber quantos anos de teologia você estudou, ou que curso esta fazendo para ganhar almas ou trabalhar para o seu Reino. Deus recruta os que "nada sabem" para fazer deles grandes sábios e não de coisas ou sabedorias humanas, mas das coisas celestiais. Esquecendo as coisas carnais (dos homens) para conhecer as espirituais (de Deus).


Que Deus maravilhoso!!! Escute a voz de Deus.

Um comentário:

Mobilização Missionária disse...

No plano material, a experiência produz competência, no plano espiritual a intimidade com Deus gera vida ou a morte (de si mesmo)

Isaías era a voz profética do seu tempo e muito experimentado, sabia o "ai" de cada cidade mas qdo viu o Senhor: "ai de mim" e depois do eis-me aqui, se tornou o profeta messianico!

Quando usamos nossa experiência acima da voz do Senhor o barco afunda ou no mínimo fica à deriva.

Que Ele nos ajude cada vez mais a ouvir a sua voz e obedecer!